Eles são a alma do negócio. Conquistar clientes, mantê-los satisfeitos e trazê-los de volta para a empresa é um desafio para qualquer empreendedor. Oferecer um produto de qualidade aos consumidores é importante, mas há coisas a fazer além disso. A Forbes listou 10 formas de aumentar sua base de clientes. Confira:
1- Ofereça descontos e promoções aos novos clientes
Os consumdiores estão sempre em busca do menor preço e dispostos a fazer bons negócios. Ofereça cupons de descontos para serem usados na primeira compra e crie promoções do tipo “compre dois e leve a segunda unidade por metade do preço”.
Ações desse tipo atraem as pessoas e dão um incentivo para que mudem seus hábitos de consumo. Com base nas primeiras compras, passe a monitorar os próximos passos de consumo dos clientes para que, no futuro, você possa criar ações de marketing mais direcionadas a cada pessoa.
2- Peça indicações
Uma vez que você tenha conseguido conquistar um novo cliente, é mais fácil que ele indique outras pessoas para que conheçam o seu trabalho. Mas isso não acontecerá de forma espontânea por parte do consumidor. É necessário manter contato com ele. Envie e-mails de avaliação para garantir que ele esteja feliz com a experiência de compra e, na sequência, mande outra mensagem pedindo indicações.
3- Retome contato com clientes antigos
Acione sua base de dados e procure por clientes que estão afastados das compras. Crie um cronograma para contatá-los regularmente – mandando e-mails a cada trimestre, por exemplo –, focando naqueles que não compram da sua empresa há pelo menos seis meses. Qualquer canal é válido: e-mail, SMS ou até mesmo ligações oferecendo promoções que possam fazer com que eles retornem aos negócios.
4- Invista no networking
Não há nada melhor do que encontros pessoais para manter — ou recrutar — aliados. Participe de convenções da área na qual sua empresa atua, esteja presente em reuniões do sindicato e promova eventos para que seus clientes possam saber quem você é e o que de fato você faz. Siga uma abordagem do tipo: “Como posso ajudá-los?”
5- Mantenha seu site sempre atualizado
Atualmente, a maior parte da prospecção de novos cliente é feita por meio de pesquisas online. Certifique-se de que seu site esteja sempre atualizado com as melhores ferramentas de busca e SEO e que a navegabilidade seja boa principalmente nos dispositivos móveis. O design também é muito importante. Garanta que um profissional competente e experiente ajude nessa etapa.